terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A PAPOILA VISTA PELAS CRIANÇAS

O Daniel trouxe uma papoila para o jardim. Como era linda!!! O caule de um verde ténue da pilosidade que o revestia. De um vermelho intenso e brilhante atrai pela sua beleza rugosa das pétalas… Era uma oportunidade excelente para partirmos para as Expressões Criativas: PINTURA À VISTA. Cada qual vai representa-la no papel tal qual a vê. E acreditem, resultaram pinturas fantasticas, dignas de verdadeiros artistas. Senão vejam e apreciem…

Faltava qualquer coisa. Pouco sabíamos desta planta além do nome. A todos foi pedido investigação com a família como trabalho de casa. Acreditem que pareceram verdadeiras investigações científicas. Aqui deixamos um resumo de alguns dos trabalhos de casa feitos pelos pais e os meninos.
No jardim de infância também fizemos pesquisa e descobrimos que a papoula é conhecida há mais de 5 mil anos. Os antigos comiam a flor inteira ou a mastigavam para obter o sumo. Na Mesopotâmia, curavam-se doenças como insônia com chás da papoula. Mais tarde, os assírios e depois os babilônios herdaram a arte de extrair o suco leitoso dos frutos para fazer remédios. A papoula é uma planta da Família das Papaveráceas, também conhecida como dormideira. É uma herbácea anual que apresenta propriedades alimentares, oleaginosas e medicinais. A planta apresenta um caule alto e ramificado, com folhas sésseis e ovaladas. As flores são grandes, brancas, rosas, violáceas ou vermelhas, e o fruto é uma cápsula. Por toda a planta circula um látex branco e deste o opio e a morfina, medicamentos usados para vários fins. Todas as partes da papoula são consideradas venenosas, com exceção das sementes maduras. Papoula Nome científico: Papaver somniferum Família: Papaveráceas Origem: Ásia Floração: verão Propagação: por sementes Mistura de solo ideal para cultivo: rica em matéria orgânica, pode-se usar uma mistura de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico Luminosidade: precisa de muita luz, o ideal é que receba luz solar direta apenas nos horários mais amenos do dia (pela manhã ou à tarde) Clima ideal: ameno Regas: deve ser regada regularmente, mas o solo não deve nunca ficar encharcado.

Sem comentários:

Enviar um comentário